segunda-feira, 25 de abril de 2011

Para falar com um de nossos atendentes, fique na linha, estamos transferindo sua ligação

Algumas coisas do mundo moderno são, no mínimo, interessantes. Você notou, que quando você liga para o serviço de atendimento ao cliente(SAC) de inúmeras empresas, como de telefonia, bancos, eletrônicos etc., nota-se que o sotaque das pessoas é de outra região do país? Muitas vezes, o sotaque típico de brasileiros que vivem no nordeste do Brasil. Isso ocorre, devido aos avanços tecnológicos e as diferenças salariais que existem dentro de um país continental como o Brasil. Por causa disso, empresas que atuam na terceirização desse tipo de serviço(Call Centers), preferem trabalhar com indivíduos que residem nessas regiões mais afastadas dos grandes centro urbanos, onde a mão de obra é mais cara e a oferta de empregos é maior, inviabilizando o negócio.
Na verdade, essa estratégia não é novidade. Grandes empresas dos EUA, no início da década de 2000, começaram a terceirizar seus SACs, contratando Call Centers na Indianos, como relata Thomas L. Friedman em seu O Mundo é Plano  “Atualmente, cerca de 245 mil indianos atendem ligações de todas as partes do mundo ou telefonam para oferecer cartões de crédito ou celulares em promoção ou fazer a cobrança de contas atrasadas. São empregos mal remunerados e de baixo prestígio nos EUA, mas na Índia são associados a uma boa remuneração e um status elevado.” No livro, Friedman atribui vantagens às características culturais do povo Indiano, que são formado por indivíduos que são mais gentis e pacíficos, facilitando lidar com as dificuldades da profissão, onde muitos são verbalmente agredidos e ignorados( não é raro as pessoas desligarem o telefone na cara das pessoas, quando recebem ligações de telemarketing).
No Brasil, essa característica é do povo nordestino, que é considerado por muitos um povo pacífico e tranqüilo, bem diferente do paulistano que é estressado e pouco tolerante. 

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