Primeiro de Abril, o dia da mentira. Ótima oportunidade para discutirmos o tema "MENTIRA". O que dizem os dicionários?. Segundo alguns dicionários o verbete "mentira", pode ser definido como 1) Hábito de mentir. 2) Afirmação contrária à verdade, engano propositado 3) Engano da Alma, dos Sentidos. 4) Falsa persuasão, juízo falso. 5) Erro, ilusão, vaidade. 6) Fábula, ficção...
Embora saibamos que nem sempre uma mentira tem o sentido de prejudicar alguém, ou seja, pode ser apenas uma fala giocosa sem a pretenção de magoar alguém, na maioria das vezes é um artifício para iludir alguém ou um grupo um determinado valor ou idéia. Vemos isso acontecer o tempo todo na política. Para ser eleito, os candidatos prometem inúmeros benefícios em épocas eleitoreiras, e após vencerem o pleito, esses simplesmente esquecem suas promessas.
Tal comportamento é triste e condenável. Utilizando o termo correto, trata-se de uma atitude antiética. No entanto, a falta de ética não é privilégio somente dos políticos. Vivemos isso em nosso dia-a-dia, pois muitas pessoas, muitas vezes movidas pela vaidade, equivocadas pela vaidade, inventam realidades, mentiras, ficções, com o objetivo de dissimular a realidade.
Se essa pessoa for muito persuasiva, ela consegue persuadir e conquistar adeptos e convencê-los de que sua mentira é uma verdade. Como afirmava Adolf Hitler, “basta afirmar três vezes uma mentira para que uma idéia ganhe força de verdade”. Foi assim, inventando uma fábula sobre uma raça pura, que o lider da Alemanha Nazista, dizimou mais de 7 milhões de judeus na 2ª Guerra Mundial.
Por isso, devemos ter muito cuidado com aquilo que julgamos ser a verdade, mais ainda, devemos estar muito atentos com as verdades dos outros, com as convicções daqueles que se julgam os juízes dos valores verdadeiros, pois nem sempre sabemos quais são as intenções das pessoas com quem falamos.
Por isso, desconfie daqueles que se dizem os donos da verdade, pois como já disse em aula, parafraseando Aristóteles, “saber que nada sabemos” é a única verdade que podemos dar por certa, e quem pensa o contrário, infelizmente está fadado assumir o trono da mediocridade, e ficar contemplando, vaidosamente, uma fraude refletida no espelho.
Ótimo texto Gi... Em breve precisamos conversar novamente...
ResponderExcluirBeijo
Otima idéia sobre a verdade e mentira. Excelente forma de dizer que devemos ser humildes...
ResponderExcluirParabéns..
Flávio/RJ