Um dia um amigo me disse: "Quando ganhar na loteria vou realizar todos os meus sonhos. Em seguida perguntei a ele: Quais são seus sonhos? Ele respondeu: Sei lá...com esse dinheiro dá para fazer um montão de coisas.... Pensei um pouco e em seguida fiz outra pergunta: Com que freqüência você joga na loteria? E ele sorrindo respondeu: Nunca joguei na loteria...."
No exemplo acima, dá para tirar duas algumas conclusões. Primeiro, meu amigo, não sabe o que quer da vida, não tem um sonho bem definido, pois quando perguntei a ele sobre isso, a resposta foi um “sei lá”. Em segundo ele não tem nenhuma estratégia para realizar esse “sei lá”, pois quando perguntei sobre o esforço que ele faz para realizar “um monte de coisas” ele disse que nunca havia tomado nenhuma atitude a respeito.A estória acima, embora seja inventada, é muito comum no dia-a-dia. Há muitas pessoas que não sabem o que querem e por isso não tomam atitude nenhuma. Pois como escrevi em outra ocasião, somos motivados por nossos sonhos. São eles a mola propulsora de nossas vidas. Porém, os sonhos devem estar bem definidos, claros em nossas mentes, pois do contrário serão apenas devaneios ao vento. Quando definimos claramente um objetivo, criamos uma imagem mental dessa meta, e ela vêm acompanha de uma série de outras imagens que servirão de base na formulação de uma estratégia para alcançá-lo. O problema é que normalmente, fazemos o contrário. Primeiro formulamos uma estratégia, mas não sabemos direito onde ela vai nos levar. Por isso, vemos muitas pessoas perdidas, infelizes em seus trabalhos.
A dica então é sonhe com clareza, com nitidez. Coloque no papel se for necessário. Defina, “eu quero ser isso”, “eu quero ter isso”, “eu quero chegar lá”, dessa forma você já estará dando o primeiro passo para atingir seu objetivo. Em seguida, depois de definido, claramente seu desejo, comece a escrever um plano, uma estratégia para atingir esse objetivo. Tenho certeza, que se fizer isso, além de evitar frustrações você com certeza estará rumando para felicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário