quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Onda

Atendendo a sugestão de Julian Arisson, assistam A Onda. Lançado em 2008 ,The Wave( A Onda) é um Alemão que narra a história de um professor do ensino médio Rainer Wenger (Jürgen Vogel) propõe uma experiência com o objetivo de explicar a seus alunos como um governo totalitário funciona. Dentro de poucos dias, o projeto de ideias inofensivas dá origem a um movimento real e perigoso chamado "a onda". Dirigido por Dennis Gansel, o filme foi lançado em 2009 no Brasil e teve grande repercussão no meio universitário. O filme ainda conta com atuações brilhantes de Jürgen Vogel, Frederick Lau e Max Riemelt. 
 Feito para a televisão, ‘A onda’, foi baseado em um incidente real ocorrido em uma escola secundária norte-americana em 1967, em Palo Alto, Califórnia. Antes de virar filme, foi romanceado em livro. A idéia do filme, com 45 minutos, era para fazer parte do currículo da escola, para estudar, refletir e se prevenir contra a onda nazi-fascista que começou no final da década de 30. Com a derrota do nazi-fascismo na 2ª. Guerra Mundial e o surgimento da ‘guerra fria’, filmes assim, podem funcionar como alerta contra  pregações doutrinárias que fazem apologia aos totalitarismos de direita ou de esquerda. Muitas vezes, o doutrinamento pró-totalitarismo ocorre no âmbito universitário, como se fosse ensino ‘científico’, onde a democracia é considerada uma má invenção ‘burguesa’ e a política uma prática a ser superada por um ‘novo’ sistema desenhado pelo abstracionismo teórico. 
Excelente dica de filme Julian. E para quem ainda não assistiu uma excelente opção para revermos nossos conceitos de mundo. 

2 comentários:

  1. Adorei o filme! A visão distorcida sobre o assunto para alguns alunos, proporciou uma onda devastadora na vida de todos que participaram.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida Aline. Uma ideia mal interpretada pode criar uma onda de violência e de intolerância, como aconteceu na Alemanha Nazista.

    ResponderExcluir