domingo, 15 de maio de 2011

Seja flexível ou congele-se para sempre

Os fatores que um dia garantiam a estudantes o sucesso profissional, principalmente nas profissões cujo o impacto das tecnologias da informação, como manipulação de imagens, análise de dados, pesquisas, divulgação e promoção de imagens. Funções administrativas como analista de marketing, gerente de marketing, de logística, propagandistas, ... são alguns exemplos de cargos cujo perfil vêm se transformando com a inclusão de tais avanços tecnológicos no dia-a-dia das empresas. Outra área cujo impacto é visível é Comunicação. O Relações Públicas, o Publicitário e o Jornalista, a muito tempo não estão sozinhos. Hoje dividem sala com Webdesigners, Designers, Fotógrafos, Analista de Marketing Digital, onde tais funções complementam e atualizam antigas responsabilidades. A própria dinâmica das Agências de Propaganda vêm mudando com a popularização da Internet e toda demanda de trabalho que ela exige dos profissionais de comunicação. Desse modo, antes de ser um especialista em uma área, acredita-se que o primeiro passo para desenvolver se consolidar no mercado é ser flexível a mudanças. Característica que já estão sendo avaliadas nas entrevistas e processos seletivos. Um publicitário que não inclui em suas estratégias de propaganda canais digitais como sites, blogs, redes sociais e/ou celulares, não acompanhou as mudanças e ainda está pautado em decisões, literalmente, do século passado. Da mesma forma, um jornalista que não conhece as características dessa nova linguagem, mais rápida e dinâmica, não obterá o mesmo resultado comunicativo, informativo que pretendia. O gerente de marketing, que não inclui a internet como estratégia promocional, de distribuição, de atendimento, está apostando suas fichas em ações ultrapassadas e o risco de insucesso é maior. Embora o conceito de comunicação de massa, também se desfez com o desenvolvimento de tais tecnologias, desse modo, as estratégias devem estar cada vez mais focadas em nichos de mercado, é imprescindível para todos que atuam nas áreas nas áreas acima descritas, estejam cientes de que os nichos, os grupos, o indivíduo/cliente evoluí junto com os avanços tecnológicos, aumentando sua percepção de mundo, a medida que se aumentam as possibilidades tecnológicas. Os canais de acesso a informação são cada vez mais abrangentes e complexos, e por isso, não incorporar tais meios de comunicação é deixar as cegas uma fatia considerável de clientes. Desse modo, procure se digitalizar, procure cursos e informações sobre esse novo mundo que emerge no ciberespaço. Use seu conhecimento cultural a seu favor e busque cada vez mais ferramentas que possibilitem você se integrar nas necessidades dessa nova situação mercadológica. Caso contrário, sua inflexibilidade pode enrijecer suas técnicas, suas estratégias, congelando seus pensamentos de tal modo que somente os arqueólogos e historiadores encontram utilidade. Pense nisso. 

2 comentários:

  1. Muito bom o texto Professor *-*
    Aaah esse é meu blog para seu trabalho =p.
    Boa semana, Katarine

    ResponderExcluir