No último sábado, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, as fotografias de Aleksander Rodchenko impressionavam o público presente com a exposição “Revolução Fotografica”. Com cerca de 300 obras, cobrindo quatro salas da pinacoteca, o trabalho do artista Russo proporciona uma verdadeira viagem ao Construtivismo, movimento artístico o qual foi um dos precursores. Rodchenko que iniciou sua carreira como fotógrafo na década de 1920, teve reconhecimento internacional no período entre 1924 à 1954, sendo consagrado como fotógrafo, designer, escultor e pintor. Conforme a curadora Olga Svíblova, para Rodchenko “fotografar significava a possibilidade de criar arte realmente contemporânea...de demonstrar o mundo através de olhos matinais.” De um jeito ou de outro, o que podemos encontrar em seus trabalhos são bricolagens de jornal, montagens fotográficas e projetos fotográficos que denotam seu estilo que se compõem de uma base filosófica construtivista ...
Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento." (BECKER, 2011)
...e do domínio de uma série de técnicas artísticas como a fotografia, pintura, escultura, design etc.
Seu trabalho influenciou toda sua geração, sendo até hoje considerado um marco artístico de seu tempo. Na exposição é possível conhecer projetos como Crise (1923), Autocaricatura (1922) e A Primeira Cavalaria (1935); de estudos arquitetônicos a retratos de seu círculo familiar e artístico, como em Banho (1929), Varvara Stepânova (1937) e Retrato da mãe (1924), com destaque para os famosos retratos do poeta Vladimir Maiakóvski; do encurtamento perspectivo, exibido em Barcos (1926) e Degraus (1929) entre muitos outros. Segundo Olga, ““em 1924, a fotografia foi invadida por Ródtchenko com o slogan - Nosso dever é experimentar – dever que é confirmado no centro de sua estética. O resultado foi uma inovadora forma de se pensar a fotografia.
Mais informações acesse http://tipografos.net/designers/rodschenko.html
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