sexta-feira, 20 de maio de 2011

O poder da rede

Os preços dos combustíveis no Brasil, sempre estiveram relacionados a reclamações e queixas por parte da população. Debates, acalorados sempre pautaram as principais causas de tais abusos aos bolsos dos consumidores. De produtos adulterados à cartéis, já faz um bom tempo que o setor vêm sendo denunciado por tais práticas. No entanto, as denuncias, na maioria das vezes eram feitas através de isoladas e espaçadas reportagem jornalísticas que devido a essa pouca intensidade, não garantia adesão e acabam se diluindo no mar de informações que são geradas pela mídia. Em outras palavras, apesar do esforço de alguns jornalistas, pouco resultado prático gerava tais notícias. Além disso, os órgãos reguladores são como fogos de artifícios, cuja função está mais para pirotecnia governamental do que qualquer outra coisa, pois é só esperar a fumaça baixar que a os donos dos postos, das usinas voltam a controlar os preços e a qualidade dos combustíveis no Brasil. Porém, desta vez uma nova arma entrou em cena. Uma arma de comunicação, cada vez mais eficiente e democrática para derrubar governos e bajuladores. Estamos falando da internet, pois ao mesmo tempo que aumentava-se anunciava novos aumentos dos combustíveis, iniciava-se uma corrente que convocava os consumidores a boicotarem os postos de gasolina, como você pode ver na integra nesse link http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=327857. Outra publicação surgiu na mesma época no Jornal da Tarde com a seguinte título “Aumento da gasolina provoca protestos na rede”, que você pode acessar na integra nesse link http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/aumento-da-gasolina-provoca-protestos-na-rede/. Em seguida, o protesto ganhou as ruas das principais capitais do Brasil, como na cidade de Curitiba, que os consumidores passaram a abastecer R$ 0,50 centavos e pedir nota fiscal, como você pode assistir nesse vídeo.
O assunto repercutiu tão mal, que o Ministro de Minas e Energia se viu forçado a intervir e baixar os preços dos combustíveis, para evitar dano maior a imagem do Governo Federal, como publicado nesse link http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/05/09/lobao-diz-que-governo-vai-pressionar-br-distribuidora-reduzir-precos-para-forcar-queda-dos-combustiveis-924423091.asp. A verdade é que o consumidor, o contribuinte, o cidadão, agora tem uma arma poderosa para se organizar e reivindicar seus direitos. A internet chegou com força e para ficar, doa a quem doer. Trata-se de uma poderosa ferramenta de comunicação que mostrou ser capaz de, rapidamente, transformar nossa realidade. 

Um comentário:

  1. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/918858-alcool-tem-queda-recorde-mas-sobe-na-usina.shtml

    Só para ajudar um pouco ^^

    Bom fim de semana.

    Abraços Katarine

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