domingo, 8 de maio de 2011

O Mercado de Trabalho do Profissional em Comunicação

Estamos vivendo um momento de transição de uma economia formalizada, moderna, baseada em contratos rígidos de trabalho, para uma atmosfera mais livre, com jornadas flexíveis e mais adaptadas a realidade de cada indivíduo. No final do século XX, as previsões dos especialistas era de um verdadeiro apocalipse profissional, onde profissões como a publicidade, jornalismo, design, fotografia, seriam engolidas pelo informalismo, pois de acordo com as análises qualquer pessoa munida de um celular com câmera digital, poderia tornar-se um correspondente internacional de um New York Times, ou O Estado de S. Paulo. Da mesma forma na propaganda, onde segundo tais análises, a popularização dos notebooks e/ou PCs, iria transformar usuários em sofisticados publicitários, requisitadíssimos paras agências de propaganda. E esse fenômeno iria diminuir a procura por cursos de publicidade e propaganda, jornalismo, fotografia, design, entre outras áreas que envolvem os cursos de comunicação. Aconteceu exatamente o contrário. Aumentou a procura por cursos de publicidade e propaganda, jornalismo, Relações Públicas, Design, Fotografia, Radio e TV, e ainda aumentou as possibilidades de cursos como webdesing, comunicação digital, marketing digital, gestão de negócios na web... Além disso, com a introdução de uma nova mídia, dinâmica, como a internet, novas ofertas de empregos vêm surgindo e crescendo a medida que web torna-se cada vez mais popular e inserida no dia-a-dia das pessoas. Desse modo, antes da internet, o profissional de comunicação tinha as opções tradicionais de trabalho( Arte finalista, atendimento de agência, jornalista, relações públicas, assessor de imprensa...) agora com essas novas necessidades, o profissional pode incluir outras funções como webdesigner, diretor de comunicação digital, redator de sites, arte finalista de agência e de web, enfim, a medida que cada nova empresa, resolva inserir a comunicação digital em seu negócio, novas oportunidades de emprego descortinam-se para os profissionais da área. No entanto, para esse novo profissional é essencial dominar os recursos da web, ou seja, conhecer a fundo as mídias digitais, suas funções, facilidades, etc. Também deve dominar o idioma ao qual pretende atuar, de tal modo que quando for necessário escrever um texto, um comunicado, uma notícia, esteja preparado para tal ofício. O profissional de comunicação do novo mundo, principalmente aquele que visa alçar vôos mais altos deve conhecer e desempenhar várias tarefas da área. Por exemplo, antigamente, existiam claramente divisões entre o jornalista e o fotógrafo, ou seja, para a produção de uma matéria, o jornal precisava de um repórter e um fotógrafo. Hoje, há situações em que o fotógrafo faz a foto e escreve a matéria e vice-versa. Essa transição de funções está reestruturando as funções dentro das empresas de comunicação. No entanto, a relação entre os profissionais, não foi abalada, pois o mesmo fotógrafo, pode receber uma proposta de atuar fotógrafo colaborador de um site de moda, que precisa urgente de um jornalista, que devido a uma relação amistosa com seu colega jornalista, pode ser a indicação para o trabalho. Hoje, os analistas mudaram o foco de suas previsões. Acreditam que quanto mais global fica o mundo, maior são as demandas de trabalhos para todos que estão de olhos abertos para as transformações do mercado. Pense nisso. 

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