Estamos vivendo um momento de transição de uma economia formalizada, moderna, baseada em contratos rígidos de trabalho, para uma atmosfera mais livre, com jornadas flexíveis e mais adaptadas a realidade de cada indivíduo. No final do século XX, as previsões dos especialistas era de um verdadeiro apocalipse profissional, onde profissões como a publicidade, jornalismo, design, fotografia, seriam engolidas pelo informalismo, pois de acordo com as análises qualquer pessoa munida de um celular com câmera digital, poderia tornar-se um correspondente internacional de um New York Times, ou O Estado de S. Paulo. Da mesma forma na propaganda, onde segundo tais análises, a popularização dos notebooks e/ou PCs, iria transformar usuários em sofisticados publicitários, requisitadíssimos paras agências de propaganda. E esse fenômeno iria diminuir a procura por cursos de publicidade e propaganda, jornalismo, fotografia, design, entre outras áreas que envolvem os cursos de comunicação. Aconteceu exatamente o contrário. Aumentou a procura por cursos de publicidade e propaganda, jornalismo, Relações Públicas, Design, Fotografia, Radio e TV, e ainda aumentou as possibilidades de cursos como webdesing, comunicação digital, marketing digital, gestão de negócios na web... Além disso, com a introdução de uma nova mídia, dinâmica, como a internet, novas ofertas de empregos vêm surgindo e crescendo a medida que web torna-se cada vez mais popular e inserida no dia-a-dia das pessoas. Desse modo, antes da internet, o profissional de comunicação tinha as opções tradicionais de trabalho( Arte finalista, atendimento de agência, jornalista, relações públicas, assessor de imprensa...) agora com essas novas necessidades, o profissional pode incluir outras funções como webdesigner, diretor de comunicação digital, redator de sites, arte finalista de agência e de web, enfim, a medida que cada nova empresa, resolva inserir a comunicação digital em seu negócio, novas oportunidades de emprego descortinam-se para os profissionais da área. No entanto, para esse novo profissional é essencial dominar os recursos da web, ou seja, conhecer a fundo as mídias digitais, suas funções, facilidades, etc. Também deve dominar o idioma ao qual pretende atuar, de tal modo que quando for necessário escrever um texto, um comunicado, uma notícia, esteja preparado para tal ofício. O profissional de comunicação do novo mundo, principalmente aquele que visa alçar vôos mais altos deve conhecer e desempenhar várias tarefas da área. Por exemplo, antigamente, existiam claramente divisões entre o jornalista e o fotógrafo, ou seja, para a produção de uma matéria, o jornal precisava de um repórter e um fotógrafo. Hoje, há situações em que o fotógrafo faz a foto e escreve a matéria e vice-versa. Essa transição de funções está reestruturando as funções dentro das empresas de comunicação. No entanto, a relação entre os profissionais, não foi abalada, pois o mesmo fotógrafo, pode receber uma proposta de atuar fotógrafo colaborador de um site de moda, que precisa urgente de um jornalista, que devido a uma relação amistosa com seu colega jornalista, pode ser a indicação para o trabalho. Hoje, os analistas mudaram o foco de suas previsões. Acreditam que quanto mais global fica o mundo, maior são as demandas de trabalhos para todos que estão de olhos abertos para as transformações do mercado. Pense nisso.
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