sábado, 13 de agosto de 2011

Construindo uma carreira sólida

Queridos seguidores, estudantes e amigos. Muitos alunos, durante as aulas, me perguntam sobre quais diferenciais são necessários para construir uma carreira sólida no novo milênio. Perguntas, muitas vezes, que nascem de inseguranças comuns a todos que buscam o primeiro emprego, ou se recolocar no mercado de trabalho. Desse modo, pensei em escrever esse post, com algumas informações que devem esclarecer e ajudar você, que se encontra em uma dessas situações.

1ª Dica – Seja Ético – Uma das características mais valorizadas no mercado atual é a ética. E ser ético, significa agir de forma responsável, altruísta, correta, honesta, de modo que em todas as suas atitudes, das mais corriqueiras, como não jogar lixo no chão, as mais complexas e específicas, como não depreciar o trabalho de um colega para o chefe. Agir de forma honesta com o mundo e as pessoas a seu redor é, sobretudo, uma atitude valorizada nas empresas. Por isso, seja ético.

2ª Dica – Seja dedicado, responsável – Profissionais dedicados, responsáveis são valorizados. Procure dar o máximo de si em suas empreitadas. Não deixe para manhã o que você pode resolver e fazer hoje. Faça do processo de busca pela excelência uma rotina em sua vida profissional, buscando melhorar sempre, de modo que seu esforço repercuta em melhorias no ambiente de trabalho.

3ª Dica – Seja paciente – Pessoas impacientes, ansiosas erram mais e causam mais problemas para as empresas. Procure saber a forma e a hora certa de fazer solicitações e comentários. Quando damos opiniões ou agimos sem pensar, acabamos por sabotar nossos próprios objetivos profissionais. Por isso, procure ser paciente, agindo com cautela e segurança, de modo que suas opiniões esperadas com entusiasmo.

4ª Dica – Aproveite as oportunidades – Muitos alunos, se perguntam sobre a qualidade do ensino que estão fazendo – Será que a faculdade que escolhi é a melhor opção para alavancar minha carreira? Será que o presencial não é melhor que o EAD? Será que a faculdade x não é melhor que a faculdade y? Enfim, são inúmeras questões que orbitam a cabeça do estudante. No entanto, há perguntas mais importantes do que essas - Estou aproveitando o curso como deveria? Quão preocupado estou com o meu desempenho acadêmico? Quão preocupado estou com meu futuro profissional? Estou aproveitando o ensino que os professores estão me oferecendo? Desse modo, mais do que se preocupar com a qualidade do ensino, o estudante, deve se preocupar consigo mesmo, sobretudo, o quanto vêm se dedicando para contribuir para seu futuro.

5ª Dica – Esteja Atualizado – Vivemos em um mundo que está em constante transformação, por isso, manter-se atualizado é questão de sobrevivência no mercado. Assistir palestras, fazer cursos de extensão, Pós-Graduações, Idiomas, devem se um exercício constante na vida de qualquer estudante que pretenda ser competitivo no mercado. Lembre-se, não basta ter um bom currículo, precisa fazer valer as informações contidas nele.

6ª Dica – Pratique o Autoconhecimento. Faça o que gosta. Não há pior sensação do que aquela em que nos pegamos fazendo o que não gostamos. Por isso, ter conhecimento de si, suas aptidões, vocações e prazeres profissionais, são quesitos fundamentais para a pessoa que busca ter sucesso na carreira profissional. Se você tem dificuldade de se conhecer, procure um especialista em treinamento(coaching) e reposicionamento de carreira, pois esses profissionais devem direcionar suas atitudes para que alcance o sucesso desejado.

Desse modo, o sucesso é possível e depende única e exclusivamente de você. Não outro caminho. Quem cresce pulando algumas dessas etapas, com certeza, está sabotando o próprio futuro, pois, em alguma momento será exigido de você os conhecimentos, as atribuições e características. E quando isso acontecer, quando a promoção chegar, aquele que estiver melhor preparado vai levar o cargo, e aquele cuja filosofia era levar vantagens, estará tremendo de medo de descobrirem sua farsa na primeira pergunta da entrevista. Por isso, seja ético, esforçado, dedicado, paciente, sobretudo, faça escolhas conscientes e alinhadas com suas habilidades, pois com certeza não lhe faltaram oportunidades. 

Uma boa inspiração pode ser o filme “A Procura da Felicidade”, com Mill Smith. Assistam o filme e aproveitem a oportunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário