quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SIMCAM - Simulador de Márquina Fotográfica


No correspondente internacional de técnicas fotografias, Fábio Eduardo, nos traz mais uma novidade. Trata-se de um site que simula virtualmente os recursos de uma máquina fotográfica. Uma experiência interessante que pode auxiliar aqueles que querem entender como funciona os elementos mais básicos para a composição de um fotografia.

O link para o site é esse http://camerasim.com/camera-simulator.html, mas atenção. Antes de acessar vale a ressalva. Pessoas que tem facilidade de viciar em aplicativos na internet muito cuidado, pois esse site é extremamente interativo e se bobear você passa a tarde inteira fotografando..rsrsrsr

Stephen Wilkes criou a série de imagens 'Day to Night' ('Noite ao Dia'), que estará exposta em NY em setembro

Nossa colunista para assuntos internacional não para. Depois de cruzar as Américas em uma viagem épica do México ao Paraguai, Tamy Fernandes, agora pousou na terra do Tio Sam e traz novidades dos movimentos artísticos que viu por lá.

Segundo Tamy, a novidade é o trabalho de Stephen Wilkes, cujo trabalho reúne uma série de imagens produzias através de uma fusão de fotos feitas durante o dia e durante a noite. O fotógrafo, artista e “ilusionista” passou cerca de 10 horas tirando centenas de fotos do mesmo local com a ajuda de um tripé. Depois disso, horas de trabalho de colagem no computador para conseguir esses efeitos que vocês podem conferir a seguir.



Simplesmente maravilhoso o resultado do trabalho de Stephen Wilkes.

Quem disse que ainda não havia nada de novo por fazer em fotografia, hein?

domingo, 14 de agosto de 2011

A Internet está Morrendo?

Um pouco mais de duas décadas após liberação do código World Wid Web criado por Tim Bernes-Lee na década de 1980 e publicado na década de 1990, a Web estaria em declínio. Trata-se da visão apocalíptica do Físico estadunidense Cris Anderson revela sem seu artigo The Web Is Dead, onde editor chefe da Revista Wired, observou que,

“Ao longo dos últimos anos, uma das mudanças mais importantes no mundo digital foi o movimento da Web que se abre para plataformas semi fechadas que usam a Internet para o transporte, mas não o navegador para mostrar. É impulsionado principalmente pelo crescimento do modelo de computação móvel iPhone, e é um mundo Google que  não se pode rastrear, onde um HTML não é regra. E é o mundo que os consumidores estão cada vez mais a escolher, não porque está rejeitando a idéia da Web, mas porque estas plataformas direcionadas, agilizam o acesso e se encaixam melhor as necessidades de suas vidas (a tela vem com eles, eles não tem que ir para a tela).”

          O que Cris Anderson percebeu é que as pessoas, ao interagir com os conteúdos da internet, não estariam tão dispostas a escrever todo um endereço eletrônico para utilizar uma função da web, elas estão optando por utilizar os aplicativos (Gagets) disponíveis na internet, ou pré-selecionados por corporações que já perceberam essa tendência.
          Na publicação, Anderson ilustra sua visão descrevendo o dia-a-dia de um usuário de aplicativos,

“Você acorda e verifica seu e-mail em seu iPad de cabeceira - que é um aplicativo. Durante café da manhã você navega Facebook, Twitter, e The New York Times - mais três aplicativos. No caminho ao escritório, você ouve um Podcast no seu Smartphone, outro aplicativo. No trabalho, você rola através de feeds RSS em um leitor e ter conversas Skype e IM. Mais aplicações. No final do dia, você chega em casa, faz o jantar enquanto ouve a Pandora, joga alguns Games no Xbox Live, e assisti a um filme no serviço de streaming da Netflix. Você passou o dia na Internet - mas não na web.”


          O jornalista americano, ainda acrescenta esse comportamento é mais comum do que se imagina, e isso já foi percebido pelos gigantes que buscam convergir em seus portais a maior quantidade de aplicativos possíveis e imagináveis. Segundo Anderson, trata-se de uma quebra de paradigma funcional, que coloca o “tradicional” formato “www” em segundo plano – “Claro, sempre teremos páginas na Web. Ainda temos cartões postais e telegramas, não é? Mas o centro de mídia interativa – cada vez mais, o centro de gravidade de toda a mídia – está se movendo para um ambiente de pós-HTML.
     Somado a essa quebra de paradigma os dispositivos móveis, que permitem a portabilidade de tecnologias com acesso a rede, é possível projetar um cenário onde os Desktops( computadores de mesa) também teriam seus dias contados. O repórter Rodrigo Carvalho, em reportagem para o programa Espaço Aberto Ciência e Tecnologia da Globo News, intitulada Mobilidade: Uma Tendência Irreversível de Uso e de Negócios, revela que no primeiro semestre de 2011, a Anatel divulgou que há 217,3 milhões de celulares operando no Brasil, ou seja, a mais de um celular para cada brasileiro, mostrando a o auto nível de penetração da tecnologia no país.
          Na mesma reportagem, Rodrigo apresenta dados do mercado norte-americano, referentes a quantidade de tempo que os usuários de minutos por dia que os usuários de internet estariam acessando a rede a partir de dispositivos móveis e seus aplicativos.

                                                                
Na ilustração apresentada pela reportagem da Rede Globo, é possível verificar a tendência dos usuários pelo consumo de conteúdos e informações de todas as sortes, através desses aplicativos interativos, disponíveis às todos os tipos de tecnologias móveis(Smart Phones, Iphones, Ipad. Tablets...).
Tendência que cujo impacto que repercute também em antigos modelos de negócios, que por muito tempo, reinaram absolutos nesse ramo. Aquele cenário onde a televisão reinava absoluta já é passado, pois cada vez mais as verbas publicitárias são pulverizadas em ações de propaganda e marketing, onde prevalece essa nova lógica de mercado.

sábado, 13 de agosto de 2011

Construindo uma carreira sólida

Queridos seguidores, estudantes e amigos. Muitos alunos, durante as aulas, me perguntam sobre quais diferenciais são necessários para construir uma carreira sólida no novo milênio. Perguntas, muitas vezes, que nascem de inseguranças comuns a todos que buscam o primeiro emprego, ou se recolocar no mercado de trabalho. Desse modo, pensei em escrever esse post, com algumas informações que devem esclarecer e ajudar você, que se encontra em uma dessas situações.

1ª Dica – Seja Ético – Uma das características mais valorizadas no mercado atual é a ética. E ser ético, significa agir de forma responsável, altruísta, correta, honesta, de modo que em todas as suas atitudes, das mais corriqueiras, como não jogar lixo no chão, as mais complexas e específicas, como não depreciar o trabalho de um colega para o chefe. Agir de forma honesta com o mundo e as pessoas a seu redor é, sobretudo, uma atitude valorizada nas empresas. Por isso, seja ético.

2ª Dica – Seja dedicado, responsável – Profissionais dedicados, responsáveis são valorizados. Procure dar o máximo de si em suas empreitadas. Não deixe para manhã o que você pode resolver e fazer hoje. Faça do processo de busca pela excelência uma rotina em sua vida profissional, buscando melhorar sempre, de modo que seu esforço repercuta em melhorias no ambiente de trabalho.

3ª Dica – Seja paciente – Pessoas impacientes, ansiosas erram mais e causam mais problemas para as empresas. Procure saber a forma e a hora certa de fazer solicitações e comentários. Quando damos opiniões ou agimos sem pensar, acabamos por sabotar nossos próprios objetivos profissionais. Por isso, procure ser paciente, agindo com cautela e segurança, de modo que suas opiniões esperadas com entusiasmo.

4ª Dica – Aproveite as oportunidades – Muitos alunos, se perguntam sobre a qualidade do ensino que estão fazendo – Será que a faculdade que escolhi é a melhor opção para alavancar minha carreira? Será que o presencial não é melhor que o EAD? Será que a faculdade x não é melhor que a faculdade y? Enfim, são inúmeras questões que orbitam a cabeça do estudante. No entanto, há perguntas mais importantes do que essas - Estou aproveitando o curso como deveria? Quão preocupado estou com o meu desempenho acadêmico? Quão preocupado estou com meu futuro profissional? Estou aproveitando o ensino que os professores estão me oferecendo? Desse modo, mais do que se preocupar com a qualidade do ensino, o estudante, deve se preocupar consigo mesmo, sobretudo, o quanto vêm se dedicando para contribuir para seu futuro.

5ª Dica – Esteja Atualizado – Vivemos em um mundo que está em constante transformação, por isso, manter-se atualizado é questão de sobrevivência no mercado. Assistir palestras, fazer cursos de extensão, Pós-Graduações, Idiomas, devem se um exercício constante na vida de qualquer estudante que pretenda ser competitivo no mercado. Lembre-se, não basta ter um bom currículo, precisa fazer valer as informações contidas nele.

6ª Dica – Pratique o Autoconhecimento. Faça o que gosta. Não há pior sensação do que aquela em que nos pegamos fazendo o que não gostamos. Por isso, ter conhecimento de si, suas aptidões, vocações e prazeres profissionais, são quesitos fundamentais para a pessoa que busca ter sucesso na carreira profissional. Se você tem dificuldade de se conhecer, procure um especialista em treinamento(coaching) e reposicionamento de carreira, pois esses profissionais devem direcionar suas atitudes para que alcance o sucesso desejado.

Desse modo, o sucesso é possível e depende única e exclusivamente de você. Não outro caminho. Quem cresce pulando algumas dessas etapas, com certeza, está sabotando o próprio futuro, pois, em alguma momento será exigido de você os conhecimentos, as atribuições e características. E quando isso acontecer, quando a promoção chegar, aquele que estiver melhor preparado vai levar o cargo, e aquele cuja filosofia era levar vantagens, estará tremendo de medo de descobrirem sua farsa na primeira pergunta da entrevista. Por isso, seja ético, esforçado, dedicado, paciente, sobretudo, faça escolhas conscientes e alinhadas com suas habilidades, pois com certeza não lhe faltaram oportunidades. 

Uma boa inspiração pode ser o filme “A Procura da Felicidade”, com Mill Smith. Assistam o filme e aproveitem a oportunidade.


sábado, 21 de maio de 2011

O Poder da Rede - Parte 2

Como publicado anteriormente nesse blog ( http://giovanidigital.blogspot.com/2011/05/o-poder-da-rede.html), a rede conseguiu derrubar o preço dos combustíveis, como podemos verificar nessa publicação abaixo,   http://www1.folha.uol.com.br/mercado/918858-alcool-tem-queda-recorde-mas-sobe-na-usina.shtml, enviada por Katerine, onde a reportagem justifica a baixa do preço a uma oferta maior do produto no mercado, pelos usineiros. É verdade, talvez o período de entre safra da cana de açucar tenha mesmo aumentando o valor do alcool nos postos de combustíveis, porém, a queda do preço foi mais do que um questão relacionada a produção no campo, e sim, uma reação direta das campanhas que surgiram na rede( internet) e em seguida foram parar em manifestações nos postos de gasolina. Embora, os editores dos maiores jornais em conjunto com o poder público, sejam intencionalmente indiferentes para o episódio, isso mostra o quanto a rede está se transformando na forma mais democrática e poderosa de denuncia. Como podemos ver em diversos blogs como este http://radionovasertaneja.net/blog/e-mail-pedindo-boicote-a-petrobras-por-baixa-no-preco-dos-combustiveis-bomba-na-rede/. No entanto, esse é só o começo de uma revolução muito maior pela justiça, pois em breve, veremos a internet derrubando muito mais que preços, mas também a corrupção em Brasília, que continua aumentando a carga tributária de um país que já é recordista em impostos no mundo inteiro. 

Comunicação: A origem

A pergunta, que dá título a essa publicação tem como objetivo provocar a sua reflexão ao lugar, ao lócus, do fenômeno da comunicação. Para respondê-la, precisamos adentrar a fundo nos estudos da comunicação. Tais conhecimentos partem do pressuposto que sua origem, no que tange especificamente a comunicação entre seres humanos, podemos dizer que nasce junto com a aurora do homem das cavernas, que motivado por seu instinto de sobrevivência, desenvolve os primeiros códigos e símbolos. A arqueologia da comunicação identificou esses desenhos como pinturas rupestres, preservadas em cavernas e penhascos em diversas partes do globo. Porém, tais acontecimentos não são precisamente datados, considera-se que essa inteligência surge à pelo menos 200 mil anos atrás, período que surge o homo-sapiens, cuja estudos mostram que era dotado de capacidade de raciocínio, introspecção e desenvolvimento de linguagem. Acredita-se que vivam em bandos de até 25 indivíduos. Porém, não há registros de sua linguagem, se não os desenhos citados acima. No entanto, os primeiros registros de uma linguagem surgem 196 mil anos depois, na mesopotâmia, atual Bagdá, capital do Iraque. Foi lá, na cidade de Babilônia(região central de Bagdá), que surge a chamada escrita cuneiforme, batizada com esse nome, devido ao formato dos objetos que auxiliavam sua escrita que tinham o formato de cunha. 

sexta-feira, 20 de maio de 2011

O poder da rede

Os preços dos combustíveis no Brasil, sempre estiveram relacionados a reclamações e queixas por parte da população. Debates, acalorados sempre pautaram as principais causas de tais abusos aos bolsos dos consumidores. De produtos adulterados à cartéis, já faz um bom tempo que o setor vêm sendo denunciado por tais práticas. No entanto, as denuncias, na maioria das vezes eram feitas através de isoladas e espaçadas reportagem jornalísticas que devido a essa pouca intensidade, não garantia adesão e acabam se diluindo no mar de informações que são geradas pela mídia. Em outras palavras, apesar do esforço de alguns jornalistas, pouco resultado prático gerava tais notícias. Além disso, os órgãos reguladores são como fogos de artifícios, cuja função está mais para pirotecnia governamental do que qualquer outra coisa, pois é só esperar a fumaça baixar que a os donos dos postos, das usinas voltam a controlar os preços e a qualidade dos combustíveis no Brasil. Porém, desta vez uma nova arma entrou em cena. Uma arma de comunicação, cada vez mais eficiente e democrática para derrubar governos e bajuladores. Estamos falando da internet, pois ao mesmo tempo que aumentava-se anunciava novos aumentos dos combustíveis, iniciava-se uma corrente que convocava os consumidores a boicotarem os postos de gasolina, como você pode ver na integra nesse link http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=327857. Outra publicação surgiu na mesma época no Jornal da Tarde com a seguinte título “Aumento da gasolina provoca protestos na rede”, que você pode acessar na integra nesse link http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/aumento-da-gasolina-provoca-protestos-na-rede/. Em seguida, o protesto ganhou as ruas das principais capitais do Brasil, como na cidade de Curitiba, que os consumidores passaram a abastecer R$ 0,50 centavos e pedir nota fiscal, como você pode assistir nesse vídeo.
O assunto repercutiu tão mal, que o Ministro de Minas e Energia se viu forçado a intervir e baixar os preços dos combustíveis, para evitar dano maior a imagem do Governo Federal, como publicado nesse link http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/05/09/lobao-diz-que-governo-vai-pressionar-br-distribuidora-reduzir-precos-para-forcar-queda-dos-combustiveis-924423091.asp. A verdade é que o consumidor, o contribuinte, o cidadão, agora tem uma arma poderosa para se organizar e reivindicar seus direitos. A internet chegou com força e para ficar, doa a quem doer. Trata-se de uma poderosa ferramenta de comunicação que mostrou ser capaz de, rapidamente, transformar nossa realidade. 

A volta dos que não foram

Prezados alunos, professores, amigos e leitores que acompanham minhas publicações. Minhas sinceras desculpas pela ausência. Fazem pelo menos, 5 dias que vocês não encontram novidades nesse espaço. A verdade é que o tempo, tão caro nos dias de hoje, vêm me escapando e custando-me muito caro. Adoro escrever o que venho pesquisando, mas meus compromissos acadêmicos e profissionais acabam por secar minha fonte desse bem tão precioso. No entanto, estou inclinado em retomar minhas publicações, por isso, creio que os próximos dias serão excitantes e ricos, por isso, continuem acompanhando esse blog. TV Digital, Interatividade, Portabilidade, acessibilidade, são alguns dos temas que estaremos abordando, naquilo que entendemos que está dentro da área da comunicação digital. Por outro lado, comunicação organizacional, jornalismo em tempos de redes sociais, o marketing viral, ideologia na rede, são outros assuntos que devem ser contemplados nesse espaço fronteiriço entre a comunicação e a gestão de negócios.  Anunciamos também uma novidade. A partir de hoje, toda semana estaremos abordando um assunto principal, que será discutido através de publicações e claro, seus comentários. O assunto dessa semana é a força da internet na queda dos preços dos combustíveis, tema da próxima publicação.

domingo, 15 de maio de 2011

Seja flexível ou congele-se para sempre

Os fatores que um dia garantiam a estudantes o sucesso profissional, principalmente nas profissões cujo o impacto das tecnologias da informação, como manipulação de imagens, análise de dados, pesquisas, divulgação e promoção de imagens. Funções administrativas como analista de marketing, gerente de marketing, de logística, propagandistas, ... são alguns exemplos de cargos cujo perfil vêm se transformando com a inclusão de tais avanços tecnológicos no dia-a-dia das empresas. Outra área cujo impacto é visível é Comunicação. O Relações Públicas, o Publicitário e o Jornalista, a muito tempo não estão sozinhos. Hoje dividem sala com Webdesigners, Designers, Fotógrafos, Analista de Marketing Digital, onde tais funções complementam e atualizam antigas responsabilidades. A própria dinâmica das Agências de Propaganda vêm mudando com a popularização da Internet e toda demanda de trabalho que ela exige dos profissionais de comunicação. Desse modo, antes de ser um especialista em uma área, acredita-se que o primeiro passo para desenvolver se consolidar no mercado é ser flexível a mudanças. Característica que já estão sendo avaliadas nas entrevistas e processos seletivos. Um publicitário que não inclui em suas estratégias de propaganda canais digitais como sites, blogs, redes sociais e/ou celulares, não acompanhou as mudanças e ainda está pautado em decisões, literalmente, do século passado. Da mesma forma, um jornalista que não conhece as características dessa nova linguagem, mais rápida e dinâmica, não obterá o mesmo resultado comunicativo, informativo que pretendia. O gerente de marketing, que não inclui a internet como estratégia promocional, de distribuição, de atendimento, está apostando suas fichas em ações ultrapassadas e o risco de insucesso é maior. Embora o conceito de comunicação de massa, também se desfez com o desenvolvimento de tais tecnologias, desse modo, as estratégias devem estar cada vez mais focadas em nichos de mercado, é imprescindível para todos que atuam nas áreas nas áreas acima descritas, estejam cientes de que os nichos, os grupos, o indivíduo/cliente evoluí junto com os avanços tecnológicos, aumentando sua percepção de mundo, a medida que se aumentam as possibilidades tecnológicas. Os canais de acesso a informação são cada vez mais abrangentes e complexos, e por isso, não incorporar tais meios de comunicação é deixar as cegas uma fatia considerável de clientes. Desse modo, procure se digitalizar, procure cursos e informações sobre esse novo mundo que emerge no ciberespaço. Use seu conhecimento cultural a seu favor e busque cada vez mais ferramentas que possibilitem você se integrar nas necessidades dessa nova situação mercadológica. Caso contrário, sua inflexibilidade pode enrijecer suas técnicas, suas estratégias, congelando seus pensamentos de tal modo que somente os arqueólogos e historiadores encontram utilidade. Pense nisso. 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Poluição dos Sete Mares

É engraçado, como antigas lições continuam atualizando a sociedade pós-moderna. Todos os dias assistimos pessoas sofrendo por velhas moléstias que se acometem ao espírito. São elas acometidas de gula(ansiedade),  luxúria(vaidade), Ira(violência), cobiça(Inveja), preguiça(indisciplina), orgulho(ignorância) e avareza(egoísmo). Perceba que cada um dos males descrito por São Tomaz de Aquino no Século XVII, são facilmente substituídos por palavras novas que dão nome para antigos valores. E, paradoxalmente, a medida que a sociedade avança, aumentam a incidência de tais doenças. Uma das hipóteses está na exploração dos estereótipos pela propaganda, pois, para vender seus produtos criam, e recriam personagens de perfeição que são desejados, por uma parcela bem considerável da sociedade. Isso explica por exemplo, o crescimento de pessoas anoréxicas, obesas na sociedade. Explicaria também a chamada síndrome de Peter Pan, responsável pelo crescimento das cirurgias plásticas no mundo inteiro. Podemos perceber os pecados também pela loucura que as pessoas fazem para manter seu carro importado e seu sobrado no condomínio. A cobiça e a inveja, são hoje, os valores que impulsionam a indústria de bens de consumo, que vêm, egoisticamente, consumindo também o planeta. São Tomaz não imaginava quando nos apresentou esses estudos, que segundo consta precede o Cristianismo( 345 a.C), estariam tão presentes em eras tão futuras. Como podemos deixar que nosso espírito seja tão fraco, a ponto de buscar razões para nossa felicidade em valores tão medíocres? Como explicaremos para nossos filhos, as razões que nos levaram a poluir nossos mares e rios? Como explicaremos para as futuras gerações, nossa pobreza de espírito?


domingo, 8 de maio de 2011

O Mercado de Trabalho do Profissional em Comunicação

Estamos vivendo um momento de transição de uma economia formalizada, moderna, baseada em contratos rígidos de trabalho, para uma atmosfera mais livre, com jornadas flexíveis e mais adaptadas a realidade de cada indivíduo. No final do século XX, as previsões dos especialistas era de um verdadeiro apocalipse profissional, onde profissões como a publicidade, jornalismo, design, fotografia, seriam engolidas pelo informalismo, pois de acordo com as análises qualquer pessoa munida de um celular com câmera digital, poderia tornar-se um correspondente internacional de um New York Times, ou O Estado de S. Paulo. Da mesma forma na propaganda, onde segundo tais análises, a popularização dos notebooks e/ou PCs, iria transformar usuários em sofisticados publicitários, requisitadíssimos paras agências de propaganda. E esse fenômeno iria diminuir a procura por cursos de publicidade e propaganda, jornalismo, fotografia, design, entre outras áreas que envolvem os cursos de comunicação. Aconteceu exatamente o contrário. Aumentou a procura por cursos de publicidade e propaganda, jornalismo, Relações Públicas, Design, Fotografia, Radio e TV, e ainda aumentou as possibilidades de cursos como webdesing, comunicação digital, marketing digital, gestão de negócios na web... Além disso, com a introdução de uma nova mídia, dinâmica, como a internet, novas ofertas de empregos vêm surgindo e crescendo a medida que web torna-se cada vez mais popular e inserida no dia-a-dia das pessoas. Desse modo, antes da internet, o profissional de comunicação tinha as opções tradicionais de trabalho( Arte finalista, atendimento de agência, jornalista, relações públicas, assessor de imprensa...) agora com essas novas necessidades, o profissional pode incluir outras funções como webdesigner, diretor de comunicação digital, redator de sites, arte finalista de agência e de web, enfim, a medida que cada nova empresa, resolva inserir a comunicação digital em seu negócio, novas oportunidades de emprego descortinam-se para os profissionais da área. No entanto, para esse novo profissional é essencial dominar os recursos da web, ou seja, conhecer a fundo as mídias digitais, suas funções, facilidades, etc. Também deve dominar o idioma ao qual pretende atuar, de tal modo que quando for necessário escrever um texto, um comunicado, uma notícia, esteja preparado para tal ofício. O profissional de comunicação do novo mundo, principalmente aquele que visa alçar vôos mais altos deve conhecer e desempenhar várias tarefas da área. Por exemplo, antigamente, existiam claramente divisões entre o jornalista e o fotógrafo, ou seja, para a produção de uma matéria, o jornal precisava de um repórter e um fotógrafo. Hoje, há situações em que o fotógrafo faz a foto e escreve a matéria e vice-versa. Essa transição de funções está reestruturando as funções dentro das empresas de comunicação. No entanto, a relação entre os profissionais, não foi abalada, pois o mesmo fotógrafo, pode receber uma proposta de atuar fotógrafo colaborador de um site de moda, que precisa urgente de um jornalista, que devido a uma relação amistosa com seu colega jornalista, pode ser a indicação para o trabalho. Hoje, os analistas mudaram o foco de suas previsões. Acreditam que quanto mais global fica o mundo, maior são as demandas de trabalhos para todos que estão de olhos abertos para as transformações do mercado. Pense nisso. 

Tudo que é sólido desmacha no ar

Os estudos da Comunicação de Massa, sempre estiveram na vanguarda do que atualmente, entendemos como Globalização. Com o advento do rádio, do cinema, Theodor Adorno( 1903-1969) e outros membros da aclamada Escola de Frankfurt, já em 1949, publicavam suas críticas à aquilo que eles chamaram de Indústria Cultural – rádio, cinema, televisão, música. Adorno entendia que a cultura estaria se padronizando em função da comunicação de massa,
 “pois a cultura confere a tudo um ar de semelhança. O cinema, o rádio e as revistas constituem um sistema. Cada setor é coerente em si mesmo e todos o são em conjunto. Até mesmo as manifestações estéticas de tendências políticas opostas entoam o mesmo louvor do ritmo do aço. Os decorativos prédios administrativos e os centros de exposição industriais mal se distinguem nos países autoritários e nos demais países. Os edifícios monumentais e luminosos que se elevam por toda parte são os sinais exteriores do engenhoso planejamento das corporações internacionais, para qual já se precipitava a livre iniciativa dos empresários, cujos monumentos são os sombrios prédios residenciais e comerciais de nossas desoladoras cidades.(ADORNO, 1949)
Desse modo, o que assistimos hoje é resultado de um processo globalizante que iniciou-se no dia em que o homem inventou a máquina a vapor, precursora da revolução industrial no século XVII, como observou Karl Marx,
“Tudo que é sólido desmancha no ar, tudo aquilo que é sagrado é profanado, e o homem finalmente se vê compelido a encarar, com sobriedade, suas verdadeiras condições de vida e suas relações com seus pares. A necessidade de um mercado em constante expansão para seus produtos atormenta a burguesia em todo o planeta. Ela precisa imiscuir-se por toda parte, estabelecer-se em todos os lugares, forjar seus elos por todo lado. A exploração do mercado mundial pela burguesia permitiu-lhe conferir um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países...”(MARX, 1848)
Desde então, com o desenvolvimento de tecnologias os negócios vêm se impondo acima das bandeiras nacionais e o que vemos é um mundo consumindo cada vez mais produtos parecidos nos quatro cantos do planeta. O desenvolvimento das tecnologias da informação, potencializam esse processo, pois facilitam a promoção, as transações e o acesso aos produtos. Por exemplo, a chegada da internet, derrubou os últimos muros que dividiam as nações, pois é cada vez mais fácil você conseguir um produto( um celular, um livro, DVD...) que é produzido na Malásia, importado pela norte-americana Amazon, revendidos para um engenheiro Mexicano, que trabalha em São Paulo em uma multinacional Espanhola. Essa cadeia internacional de negócios, só foi possível com o advento da internet que viabiliza tal cadeia de eventos.  E com isso, as barreiras culturais também se diluem, pois hoje não é difícil encontrar um jovem nascido no nordeste do Brasil, país do futebol, vestindo a camisa 10 do Argentino Lionel Messi do Barcelona da Espanha. 

sábado, 7 de maio de 2011

Comunicação: Um campo fascinante

Comunicação. Fenômeno que pode ser definido como o diálogo entre duas ou mais pessoas, de tal forma, que a mensagem caminhe em duas direções, ou seja, do emissor para o receptor, e vise-versa. No entanto, a pelo menos duas formas de se entender esse processo: A comunicação humana e a comunicação mediada. A chamada comunicação humana é aquela que ocorre em nosso dia-a-dia, quando conversamos com alguém, através em um diálogo qualquer. Por exemplo, quando peço um pãozinho na padaria e o balconista me atende, estamos realizando comunicação interpessoal. Por outro lado, quando estou lendo uma notícia no jornal, no blog, no site, estou participando de um processo comunicativo chamado comunicação mediada. Essas diferenças delineiam estudos e pesquisas no campo. Na verdade, trata-se de um campo de batalhas, onde de um lado estão aqueles autores que entendem a comunicação humana, como único processo verdadeiramente comunicativo, e que o processo mediado, pelos limites da tecnologia, não pode ter o mesmo peso que a comunicação humana. Por outro lado, há outros autores, como Marshall Mcluhan, que acreditam que os avanços tecnológicos aumentam nossa percepção, ou como acreditava o Canadense, prolongam nossos sentidos se transformando em extensões sensoriais dos seres humanos. Qual está certa, creio que nunca saberemos ao certo, mas podemos concluir que os estudos da comunicação são realmente abrangentes e fascinantes, e a medida que o homem avança no tempo seu entendimento sobre esse processo, tácito as mais diversas relações humanas, mais possibilidades encontramos de entender e de repensar conceitos e teorias.

Teorias da Comunicação Aplicadas


Na última quinta-feira(05/05), na unidade de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos, ocorreu o lançamento do livro Teorias da Comunicação Aplicadas. Trata-se da produção dicente do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Tendo como organizadores os Profs. Drs. Osvando J. de Morais e Paulo B. C. Schettino, o livro é resultado dos estudos de Kátia Pensa Barelli, Régis Domingos Bastida, Giovani de Arruda Campos, Sebastião Gallina Junior, Lucas A. Giavoni, Pedro Luiz Figueira Gimenes Martins, Cristiane Giglio Lamas, Mariana Domitíla Padovani Martins, Marta Maria Beraldo dos Santos e Faiga Toffolo. Conforme anunciaram seus organizadores, 
... os textos, aqui apresentados, constituem-se no intento de cada um de seus autores de se indiciarem no universo acadêmico em uma oportunidade de aplicar a metodologia da pesquisa acadêmica, que se inicia na escolha pessoal de um tema, continua na construção do corpus teórico, formado pelos autores escolhidos entre os que, anteriormente, trataram do assunto, e que envolve diegeticamente o objeto de interesse a ser investigado.(MORAIS, SCHETTINO, 2011)
Desse modo, o que se apresentará aos leitores desse livro, são temas relacionadas as Teorias da Comunicação, orientados pelo olhar de cada um dos pesquisadores, sendo com isso, um rico acervo e diversificado conteúdo literário. Temas como jornalismo, publicidade, música, educação, linguagem, interatividade, filmes, esporte, cinema, animação, o ser humano e palavras, ilustram a diversidade de assuntos que são abordados pelos pesquisadores. Formato que concorda com as características do campo da comunicação marcado pela diversidade de opiniões e pela interdisciplinaridade, como podemos constatar nas palavras de seus organizadores,
São dez textos diversificados, como convém a uma sociedade plural que rejeita a massificação imposta pelo execrável pensamento único, e resite na luta contra aqueles que ousam esquecer que cada um de nós é um universo e com direito à sua diversidade.
Para os organizadores e autores desse livro, meus parabéns.
Para aqueles que elegeram esse livro como uma opção de literatura, sejam bem vindos ao maravilhoso campo da comunicação.

Mais informações o lançamento do livro acesse http://www.dicademestre.com.br/uniso2010/
Fotos acesse http://www.flickr.com/photos/uniso

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O mundo mágico de Escher

 A palavra que define a exposição “O Mundo Mágico de Escher” é BRILHANTE. O curador conseguiu captar a essência do trabalho de Escher, através de instalações que proporcionam ao público que visitou o Centro Cultural Banco de Brasil de São Paulo, momentos, verdadeiramente, mágicos. A mostra que reúne cerca de 92 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista, ganhou impulso renovado com instalações que permitem ao visitante experimentar efeitos óticos, através  de espelhos e objetos em 3D. 
Éscher, ficou mundialmente famoso por apresentar construções impossíveis, preenchimentos regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses. Padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes. Um colírio para os olhos de quem gosta de arte, sobretudo, de criatividade.
Mais informações sobre o trabalho do autor, você pode acessar em seu site oficial em http://www.mcescher.com/

Aleksandr Rodchenko

No último sábado, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, as fotografias de Aleksander Rodchenko impressionavam o público presente com a exposição “Revolução Fotografica”. Com cerca de 300 obras, cobrindo quatro salas da pinacoteca, o trabalho do artista Russo proporciona uma verdadeira viagem ao Construtivismo, movimento artístico o qual foi um dos precursores. Rodchenko que iniciou sua carreira como fotógrafo na década de 1920, teve reconhecimento internacional no período entre 1924 à 1954, sendo consagrado como fotógrafo, designer, escultor e pintor. Conforme a curadora Olga Svíblova, para Rodchenko “fotografar significava a possibilidade de criar arte realmente contemporânea...de demonstrar o mundo através de olhos matinais.” De um jeito ou de outro, o que podemos encontrar em seus trabalhos são bricolagens de jornal, montagens fotográficas e projetos fotográficos que denotam seu estilo que se compõem de uma base filosófica construtivista ...
Construtivismo significa isto: a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento." (BECKER, 2011)
...e do domínio de uma série de técnicas artísticas como a fotografia, pintura, escultura, design etc.
Seu trabalho influenciou toda sua geração, sendo até hoje considerado um marco artístico de seu tempo. Na exposição é possível conhecer projetos como Crise (1923), Autocaricatura (1922) e A Primeira Cavalaria (1935); de estudos arquitetônicos a retratos de seu círculo familiar e artístico, como em Banho (1929), Varvara Stepânova (1937) e Retrato da mãe (1924), com destaque para os famosos retratos do poeta Vladimir Maiakóvski; do encurtamento perspectivo, exibido em Barcos (1926) e Degraus (1929)  entre muitos outros. Segundo Olga, ““em 1924, a fotografia foi invadida por Ródtchenko com  o slogan  - Nosso dever é experimentar – dever que é confirmado no centro de sua estética. O resultado foi uma inovadora forma de se pensar a fotografia. 











Paula Rego

Um dia o filósofo disse que não há nada mais por experimentar na arte. Ele estava enganado.  Paula Rego, nos apresenta uma proposta que contradiz é justamente a antítese dessa afirmação. No início de sua carreira, a pintora apresenta um trabalho que mescla gravuras, desenhos e os pastéis, estilo que lhe acompanharia por toda a carreira. Através de um antropozoomorfismo, cita a autora -"Faço pessoas que são bichos e bichos que são pessoas", e dá início a uma jornada metamórfica partindo do que poderíamos chamar de uma fase de amadurecimento técnico e político, para uma outra já mais denunciativa que busca mostrar as relações de poder que existem entre homem e a mulher na sociedade. Em sua exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo, o
público pode apreciar sua obra, repleta de significados e expressões das relações familiares, em uma cronologia que parte de seus primeiros quadros pintados na década de 1950 à seus últimos trabalhos apresentados em 2007. Uma excelente oportunidade de assistir o desenvolvimento de uma artista que, com a medida que seguia a sua vida, foi desenvolvendo um estilo próprio, inconfundível e incomparável. A última instalação é soberba, misturando pintura pastel, bonecos em tamanho real, encenando uma situação que impressiona os olhos e o espírito de quem assiste.
Mais informações sobre a exposição da artista em São Paulo, acesse http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?c=exposicoes&idexp=533&mn=

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sábado nos Museus

No último sábado(30/04), os alunos do Curso Superior de Comunicação Digital da UNIP, estiveram em São Paulo em uma excursão cultural pela capital. O primeiro espaço visitado, foi a Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde os alunos puderam apreciar trabalhos de artistas consagrados como do fotógrafo Russo Aleksandr Rodtchenko, na exposição "A Revolução da Fotografia", que nos levou para universo que mescla seu ponto de vista com a bricolagem, cujo trabalho como um todo estarei delineando em publicação futura. Nesse mesmo espaço, estava exposto o trabalho da Pintora Portuguesa "Paula Rego", que de forma cronológica apresenta o desenvolvimento do estilo que deu a Paula Rego a fama de uma das mais importantes artistas contemporâneos. Segundo o curador da exposição, "Paula produziu de maneira consistente uma obra que se comunica de forma poderosa e direta com todos que possuem um sentido de compaixão e justiça social". Brilhante, vale a pena conhecer o trabalho da pintora lusitana. Esses foram os pontos altos da pinacoteca. No mesmo dia, visitamos também o Museu da Língua Portuguesa, localizado logo em frente a Pinacoteca, onde é possível realizar um passeio digital pela história da língua portuguesa. Montado com painéis digitais de alta definição, monitores espalhados pelo recinto para que o visitante possa consultar os diversos léxicos que o idioma possui, e um painel cronológico que remonta os primórdios da escrita, da escrita cuneiforme à a aurora do século XXI. Um excelente passeio cultural, recheado com muitas curiosidades. No período da tarde, os alunos foram para a exposição "O Mundo Mágico de Echer", localizada nas Galerias 1 e 2 do Centro Cultural Banco do Brasil, no coração da cidade de São Paulo. Simplesmente um prêmio para quem é apreciado de arte, cultura e tecnologia. Montada nos primeiros andares de um dos edifícios mais antigos e luxuosos de São Paulo, o percurso foi organizado de tal modo que os visitantes pudessem apreciar 92 duas obras de Maurits Cornelis Escher, ou M.C Escher, como ficou conhecido o artista Holandês. Uma exposição que mistura as gravuras e desenhos de Escher(1898-1972) com os mais modernos recursos tecnológicos disponíveis para dar ainda mais realidade para o olhar tridimensional do vanguardista holandês. Excelente!!! Em breve, estaremos publicando a cobertura completa do trabalho desse artista. Além da intensa atividade cultural que enriqueceu e muito cardápio daqueles que puderam participar, também foi um boa oportunidade de confraternizar e recarregar baterias. Boas risadas, bom humor, cultura e gente bonita ...o que mais a gente precisa? 

A internet e a globalização 2

Como vimos na publicação anterior. A internet é uma tecnologia que potencializa aquilo que os cientistas sociais vêm chamando de globalização. Sabemos que esse meio de comunicação vêm aplainando o terreno, e proporcionando maior acesso a informações para o maior números de pessoas. Basta um celular conectado à internet e o indivíduo já pode ter acesso ao conteúdo de anos e anos de pesquisas. São textos, músicas, vídeos, notícias, tudo isso disponível a um click. E embora o acesso dessa tecnologia, ainda não tenha atingido a todas as pessoas do globo, sabemos também que o acesso é somente uma questão de tempo. Basta vontade política e iniciativa privada para que tais avanços estejam ao alcance de todos. Esta cada vez mais barato a aquisição de um celular e o acesso a rede. No entanto,  há quem vire as costas para tais avanços. Indivíduos que possuem poder econômico e cultural, mas que se recusam a utilizar tais tecnologias. E embora sejamos integrantes de um mundo cada vez mais democrático, onde devemos respeitar as escolhas de cada um, essa escolha é um tanto perigosa, pois se recusando a utilizar tal tecnologia o indivíduo está também se colocando as margens da sociedade midiatizada. E se, o a internet vêm proporcionando a iluminação, a possibilidade de existir dentro de uma sociedade global, a sua recusa, fadará o indivíduo a escuridão e ao desaparecimento. Por isso, nesse novo momento da história do homem, é fundamental dominar as tecnologias da informação para que esse possa ser integrado em um processo social maior, que lhe confere competências para que possa atuar nesse mundo globalizante. Você acha isso um exagero? Imagine o que as pessoas imaginaram quando anunciaram a invenção da energia elétrica a um pouco mais de 100 anos. Haviam aqueles que acreditaram e tiram proveito disso, outros viraram as costas e continuaram a vender velas e lampiões...

A Internet e a globalização

O significado que dávamos para as pessoas que julgávamos “marginalizadas” está mudando. Anteriormente, esse estereótipo cabia para analisar aqueles que estavam as margens das sociedade, apartados economicamente ou culturalmente de um determinado grupo de indivíduos que eram detentores o poder político, econômico e cultural. Um maneira de exemplificar essa exclusão é pensar um indivíduo que não sabe ler, de baixa renda e vive no campo, de tal modo, que está tão distante dos centro urbanos que sua existência é invisível para a sociedade. Não nos aprofundaremos nessa direção, pois essa discussão seria longa de mais para a quantidade de caracteres disponíveis para este post. No entanto, nos últimos anos, a introdução da informática no cotidiano da vida das pessoas, vêm proporcionando o surgimento dessas pessoas para o mundo. A internet vem iluminando regiões, povos, e indivíduos que até então viviam em mundo paralelo ao dos acontecimentos globais. Hoje, inclusive, o mesmo indivíduo que estaria isolado geograficamente, economicamente culturalmente, pode dar vazão as suas necessidades e ideias através de uma tecnologia que globaliza que lhe proporciona acesso ao mundo. 

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Um pássaro, um avião...não... é uma promoção de telefone

Você já imaginou quantas informações recebemos todos os dias desde que acordamos para um novo dia? Tudo começa, com o rádio que lhe desperta na mesma rádio, com uma série de comerciais logo pela manhã. Você desliga seu despertador, no seu celular, que acusa uma mensagem da nova promoção de sua operadora. Você deleta, e vai lavar o rosto. Para não perder tempo, no caminho, você pega o controle remoto e liga a televisão, para saber o que está acontecendo no mundo logo cedo, enquanto você se prepara para o novo dia. Entre um bloco e outro do jornal, vários comerciais se passaram. Em seguida, você vai se preparar para o dia. Pega sua calça, seu tênis/sapato, uma camiseta/blusa, seu relógio/acessório, e veste-se com os produtos que representam as suas marcas preferidas. Na garagem, pega o jornal e segue para o carro. Já dentro do carro, liga o rádio e segue para o trabalho. No caminho entre uma música e outra, você recebe milhares de propagandas. No transito, naquela esquina movimentada, o comercial do carro novo quase salta do outdoor. São milhares de fotos e publicidades até chegar ao trabalho. Isso se você for de carro, se utilizar o transporte público, essa chuva de propaganda aumenta. Começa no ponto(painel publicitário), no ônibus cartazes e displays nas costas do motorista e nos bancos. Em algumas cidades, as laterais dos ônibus. No terminal de metro, são panfletos, painéis nos terminais. Dentro do metro, as novas mídias digitais imperam nos vagões. Até no banheiro você não está livre. Bem, chegou no trabalho, ligou seu computador, e ...vou acessar meus e-mails. Lá estão os spams, banner’s, vídeos, gagets widgets, enfim, tem de todo tipo para todos os gostos. Milhares de sites, buscadores, redes sociais com comerciais diversos. E você nem começou a trabalhar ainda. Quando são 8:15 e você vai começar a preparar um relatório ,toca seu celular, é do Banco JYC, oferecendo um cartão com crédito ilimitado para você. E assim, durante o dia inteiro, no almoço, no caminho de volta para sua casa, até você apagar a luz e por algumas horas, ao dormir, ficar livre dos comerciais. Liberdade que pode acabar rapidinho, se você sonhar que está fugindo de um tsunami de refrigerantes, de uma guerra de hambúrgueres ou de uma erupção de chocolates....e acordar gritando ... SOCORRO, SUPER 15...SUPER 15....

A solução pode estar do seu lado

A comunicação de ideias, do teatro grego aos dias atuais, foi o meio que homem encontrou para chamar a atenção do ser humano para um determinado conceito, religião, filosofia e bens de consumo. Com o desenvolvimento da prensa em 1450, sobretudo após a Revolução Industrial, o homem avança os limites impostos pela comunicação boca-a-boca e passa a se comunicar também, através dos chamados veículos de comunicação. O primeiro suporte foi o livro, depois o jornal, em seguida quase que no mesmo período o telégrafo, o rádio, a fotografia e o cinema. A invenção da energia elétrica foi fundamental para que informações pudessem viajar por cabos que foram ligando partes distantes do mundo e possibilitando que o homem recebesse informações originárias de lugares distantes. No século XX, a televisão, a telefonia celular e a internet vêm para selar esse processo de aproximação das pessoas. Essas tecnologias da informação, vêm contribuindo para um processo maior, chamado de globalização, que vêm modificando o panorama econômico e as relações de trabalho do mundo inteiro. 

Agora que temos todas as ferramentas(SKYPE, MSN, ICQ...) a nossa disposição, podemos exercitar o conceito de multitarefa em real time. 

Vamos trazer isso para o mundo profissional. Imagine que você é um bom fotógrafo, tem um olhar fotográfico treinado e técnico, no entanto, tem dificuldades em design e produzir peças publicitárias. E um cliente solicitou à você um trabalho publicitário e você precisa de um bom designer para pegar o serviço. Antigamente, você teria que dispensar o serviço ou passar para uma agência de publicidade o serviço. Hoje, a solução está na sua rede de contatos que você iniciou na faculdade. 

Seu networking pode ser seu caminho para independência financeira. E como fazer para montar um boa rede de contatos? Um bom começo, pode ser o indivíduo que está sentado na carteira ao lado. 

Pense nisso....

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ainda sobre Call Centers, muitas empresas, não percebem que todo um esforço de marketing, vai por água abaixo, quando um cliente fica 20 minutos digitando opções e conversando com uma voz eletrônica, depois mais 20 minutos respondendo novamente para o atendente. Isso acontece muito no Brasil, por que há poucas operadoras disputando o mercado, pois tal atendimento é simplesmente um fiasco para imagem da empresa. Todo um trabalho de markerting - promoção, propaganda, comunicação(PROMOÇÃO), preços promocionais, formas de pagamento especiais(PREÇO), layout do produto, qualidade, tecnologia(PRODUTO) e distribuição, acessibilidade, demanda, layout da loja(PRAÇA) – são derrubados quando o indivíduo precisa de um serviço e é atendido dessa forma. O resultado é sempre o mesmo: milhares de queixas no PROCON, Processos e principalmente, a migração de clientes para a concorrência. No vídeo a seguir, Pedro Cardoso(Agustinho do, A Grande Família), em uma atuação primorosa e bem humorada, representa um brasileiro quando precisa de um desses serviços....

Para falar com um de nossos atendentes, fique na linha, estamos transferindo sua ligação

Algumas coisas do mundo moderno são, no mínimo, interessantes. Você notou, que quando você liga para o serviço de atendimento ao cliente(SAC) de inúmeras empresas, como de telefonia, bancos, eletrônicos etc., nota-se que o sotaque das pessoas é de outra região do país? Muitas vezes, o sotaque típico de brasileiros que vivem no nordeste do Brasil. Isso ocorre, devido aos avanços tecnológicos e as diferenças salariais que existem dentro de um país continental como o Brasil. Por causa disso, empresas que atuam na terceirização desse tipo de serviço(Call Centers), preferem trabalhar com indivíduos que residem nessas regiões mais afastadas dos grandes centro urbanos, onde a mão de obra é mais cara e a oferta de empregos é maior, inviabilizando o negócio.
Na verdade, essa estratégia não é novidade. Grandes empresas dos EUA, no início da década de 2000, começaram a terceirizar seus SACs, contratando Call Centers na Indianos, como relata Thomas L. Friedman em seu O Mundo é Plano  “Atualmente, cerca de 245 mil indianos atendem ligações de todas as partes do mundo ou telefonam para oferecer cartões de crédito ou celulares em promoção ou fazer a cobrança de contas atrasadas. São empregos mal remunerados e de baixo prestígio nos EUA, mas na Índia são associados a uma boa remuneração e um status elevado.” No livro, Friedman atribui vantagens às características culturais do povo Indiano, que são formado por indivíduos que são mais gentis e pacíficos, facilitando lidar com as dificuldades da profissão, onde muitos são verbalmente agredidos e ignorados( não é raro as pessoas desligarem o telefone na cara das pessoas, quando recebem ligações de telemarketing).
No Brasil, essa característica é do povo nordestino, que é considerado por muitos um povo pacífico e tranqüilo, bem diferente do paulistano que é estressado e pouco tolerante. 

domingo, 24 de abril de 2011

EBAH!!!

Nosso colunista para assuntos culturais, Chokito Kakaríco traz mais uma novidade essa semana. E que novidade. Trata-se da rede social EBAH!. Uma rede social, totalmente dedicada à assuntos acadêmicos. Como observou Chokito, o primo do Facebook proporciona além de relacionamento interpessoal, mas também oportunidade de trocar livros, conhecimentos e material didático diversos. Excelente oportunidade de enriquecer seu conhecimento. Eu já fiz meu cadastro, e vc? O que está esperando...

Tempo de Despertar

A Páscoa é celebrada pelos cristãos, como o dia que Jesus ressuscitou dos mortos. Porém,  muito além do milagre propriamente dito, a palavra ressuscitar, variante da palavra latina resurrectione) significa levantar-se, erguer-se. Verdade ou mito, o certo que a ocasião é uma boa oportunidade de renovar nossas expectativas sobre a vida. Crente ou não, o bonito da páscoa está em seu significado metafórico que nos empurra para o novo, para alegria, para felicidade. Um momento de reflexão, que nos proporciona uma reelaboração de nossa participação no todo. E embora, como sempre, o mundo esteja vivenciando guerras e divergências ideológicas, de todas as ordens. Embora a existência seja um terreno de controvérsias, de disputas religiosas e políticas, uma coisa podemos dar por certo: como é bom sentir que temos outra chance de recomeçar. Como é bom, sair pela manhã, com o espírito renovado e pensar que posso fazer tudo diferente. Essa sensação, embora germine no duvidoso terreno metafísico, continua fertilizando mais esperança do que desilusões. E ao contrário, sua antítese, a terra arada das certezas científicas, dos deuses de plástico, continua interrompendo ensaio de humanidade, quando a Tsunami aponta no horizonte do oceano. Saber que somos uma centelha de vida no universo é o primeiro passo para desertar. 

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Negócios, negócios emoticons à parte

Outro dia, em uma conversa casual pelo msn acabei trocando farpas com uma amiga. Não foi nada de mais, apenas má interpretação devido aos limites desse tipo de comunicação. E quando me refiro a limites, não estou falando de sua capacidade de troca de mensagens, mas sim, dos limites emocionais que acontece quando estamos realizando esse tipo de comunicação. Por exemplo, para proporcionar mais calor a conversa, muitas vezes utilizamos textos em maiúsculo ou então os "emoticons", porém, mesmo assim podemos ser mal interpretados gerando problemas de comunicação. Estava pesquisando sobre o assunto na web, e achei esse arigo http://www.mundodomarketing.com.br/18406,artigos,sem-tom-e-expressao-a-descomunicacao-cresce.htm, onde Rodrigo Batalha fala sobre o perigo dessas falhas comunicativas no mundo empresarial. No texto Batalha alerta para o problema dizendo que atualmente “a maioria das pessoas que se comunica diariamente por meios eletrônicos não apenas ignora boa parte do que a boa educação manda” e que a “a notícia ruim é que o problema gerado virtualmente atinge amizades e negócios no mundo real.” Por isso, se puder, evite fazer negócios via MSN, SMS, pois no mundo dos negócios, o olho no olho e o velho aperto de mão ainda são mais convincentes do que uma “carinha sorrindo” e um “abçs”.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

No banho..e daí?

Há alguma coisa errada na forma que muitas pessoas entendem uma rede social(Facebook, Twitter, Orkut etc.). Muitas acreditam que seus hábitos (almoçar, lanchar, se lavar...etc.) são notícias extraordinárias e devem ser publicadas como se todo mundo tivesse interesse em tais informações. A meu ver, essas novas mídias devem ser utilizadas em primeiro lugar para proporcionar relacionamento, pois através delas é possível encontrar pessoas que por alguma razão qualquer( mudou de endereço, casou, mudou de cidade...) não é possível manter contato físico. Outro valor, que podemos atribuir a uma rede social, é o intercâmbio cultural, pois através de sua rede é possível trocar dicas de livros, textos, filmes, informações de todo tipo, que podem enriquecer e muito seu conhecimento. Na sua essência, a troca de conhecimento, foi o principal motivo para o desenvolvimento da internet na década de 1950 e sua popularização no início dos anos 1990. No entanto, 20 anos depois das janelas serem abertas para o mundo do conhecimento, muitas pessoas continuam encolhidas, discorrendo sobre a mediocridade de seus pensamentos. 
A propósito...fui ao banheiro...

Morre o Fotografo e Documentarista Tim Hetherington

A Casa Branca lamentou nesta quarta-feira a morte do fotógrafo e documentarista britânico Tim Hetherington na Líbia e instou o país do Norte da África a proteger os jornalistas que cobrem o conflito. O porta-voz do presidente americano Barack Obama declarou-se "triste" pela notícia do assassinato de Hetherington, que trabalhava para a revista Vanity Fair, e "muito preocupado" com a situação dos outros três jornalistas feridos no mesmo ataque com morteiros. "Os jornalistas de todo o planeta arriscam suas vidas a cada dia para nos manterem informados, pedir responsabilidades aos líderes mundiais e dar voz àqueles que de outra forma jamais seriam escutados", disse Carney em um comunicado. "O governo líbio e todos os governos do mundo deve tomar medidas para proteger os jornalistas em seu trabalho vital", completou. Hetherington é o segundo jornalista que morre no conflito líbio, que começou há dois meses.
Fonte BBC
Tim Hetherington nasceu em Liverpool, Reino Unido. Ele estudou literatura na Universidade de Oxford e, posteriormente, voltou à faculdade para estudar fotojornalismo. Ele mora em Nova York e era fotógrafo colaborador da revista Vanity Fair. Tim viveu e trabalhou na África Ocidental, durante oito anos e informou sobre política e questões sociais do mundo inteiro. Seu projeto Cura Sport foi publicado pela Thames and Hudson, como parte do grupo do projeto Contos de um mundo globalizado (Thames & Hudson, 2003).