quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SIMCAM - Simulador de Márquina Fotográfica


No correspondente internacional de técnicas fotografias, Fábio Eduardo, nos traz mais uma novidade. Trata-se de um site que simula virtualmente os recursos de uma máquina fotográfica. Uma experiência interessante que pode auxiliar aqueles que querem entender como funciona os elementos mais básicos para a composição de um fotografia.

O link para o site é esse http://camerasim.com/camera-simulator.html, mas atenção. Antes de acessar vale a ressalva. Pessoas que tem facilidade de viciar em aplicativos na internet muito cuidado, pois esse site é extremamente interativo e se bobear você passa a tarde inteira fotografando..rsrsrsr

Stephen Wilkes criou a série de imagens 'Day to Night' ('Noite ao Dia'), que estará exposta em NY em setembro

Nossa colunista para assuntos internacional não para. Depois de cruzar as Américas em uma viagem épica do México ao Paraguai, Tamy Fernandes, agora pousou na terra do Tio Sam e traz novidades dos movimentos artísticos que viu por lá.

Segundo Tamy, a novidade é o trabalho de Stephen Wilkes, cujo trabalho reúne uma série de imagens produzias através de uma fusão de fotos feitas durante o dia e durante a noite. O fotógrafo, artista e “ilusionista” passou cerca de 10 horas tirando centenas de fotos do mesmo local com a ajuda de um tripé. Depois disso, horas de trabalho de colagem no computador para conseguir esses efeitos que vocês podem conferir a seguir.



Simplesmente maravilhoso o resultado do trabalho de Stephen Wilkes.

Quem disse que ainda não havia nada de novo por fazer em fotografia, hein?

domingo, 14 de agosto de 2011

A Internet está Morrendo?

Um pouco mais de duas décadas após liberação do código World Wid Web criado por Tim Bernes-Lee na década de 1980 e publicado na década de 1990, a Web estaria em declínio. Trata-se da visão apocalíptica do Físico estadunidense Cris Anderson revela sem seu artigo The Web Is Dead, onde editor chefe da Revista Wired, observou que,

“Ao longo dos últimos anos, uma das mudanças mais importantes no mundo digital foi o movimento da Web que se abre para plataformas semi fechadas que usam a Internet para o transporte, mas não o navegador para mostrar. É impulsionado principalmente pelo crescimento do modelo de computação móvel iPhone, e é um mundo Google que  não se pode rastrear, onde um HTML não é regra. E é o mundo que os consumidores estão cada vez mais a escolher, não porque está rejeitando a idéia da Web, mas porque estas plataformas direcionadas, agilizam o acesso e se encaixam melhor as necessidades de suas vidas (a tela vem com eles, eles não tem que ir para a tela).”

          O que Cris Anderson percebeu é que as pessoas, ao interagir com os conteúdos da internet, não estariam tão dispostas a escrever todo um endereço eletrônico para utilizar uma função da web, elas estão optando por utilizar os aplicativos (Gagets) disponíveis na internet, ou pré-selecionados por corporações que já perceberam essa tendência.
          Na publicação, Anderson ilustra sua visão descrevendo o dia-a-dia de um usuário de aplicativos,

“Você acorda e verifica seu e-mail em seu iPad de cabeceira - que é um aplicativo. Durante café da manhã você navega Facebook, Twitter, e The New York Times - mais três aplicativos. No caminho ao escritório, você ouve um Podcast no seu Smartphone, outro aplicativo. No trabalho, você rola através de feeds RSS em um leitor e ter conversas Skype e IM. Mais aplicações. No final do dia, você chega em casa, faz o jantar enquanto ouve a Pandora, joga alguns Games no Xbox Live, e assisti a um filme no serviço de streaming da Netflix. Você passou o dia na Internet - mas não na web.”


          O jornalista americano, ainda acrescenta esse comportamento é mais comum do que se imagina, e isso já foi percebido pelos gigantes que buscam convergir em seus portais a maior quantidade de aplicativos possíveis e imagináveis. Segundo Anderson, trata-se de uma quebra de paradigma funcional, que coloca o “tradicional” formato “www” em segundo plano – “Claro, sempre teremos páginas na Web. Ainda temos cartões postais e telegramas, não é? Mas o centro de mídia interativa – cada vez mais, o centro de gravidade de toda a mídia – está se movendo para um ambiente de pós-HTML.
     Somado a essa quebra de paradigma os dispositivos móveis, que permitem a portabilidade de tecnologias com acesso a rede, é possível projetar um cenário onde os Desktops( computadores de mesa) também teriam seus dias contados. O repórter Rodrigo Carvalho, em reportagem para o programa Espaço Aberto Ciência e Tecnologia da Globo News, intitulada Mobilidade: Uma Tendência Irreversível de Uso e de Negócios, revela que no primeiro semestre de 2011, a Anatel divulgou que há 217,3 milhões de celulares operando no Brasil, ou seja, a mais de um celular para cada brasileiro, mostrando a o auto nível de penetração da tecnologia no país.
          Na mesma reportagem, Rodrigo apresenta dados do mercado norte-americano, referentes a quantidade de tempo que os usuários de minutos por dia que os usuários de internet estariam acessando a rede a partir de dispositivos móveis e seus aplicativos.

                                                                
Na ilustração apresentada pela reportagem da Rede Globo, é possível verificar a tendência dos usuários pelo consumo de conteúdos e informações de todas as sortes, através desses aplicativos interativos, disponíveis às todos os tipos de tecnologias móveis(Smart Phones, Iphones, Ipad. Tablets...).
Tendência que cujo impacto que repercute também em antigos modelos de negócios, que por muito tempo, reinaram absolutos nesse ramo. Aquele cenário onde a televisão reinava absoluta já é passado, pois cada vez mais as verbas publicitárias são pulverizadas em ações de propaganda e marketing, onde prevalece essa nova lógica de mercado.

sábado, 13 de agosto de 2011

Construindo uma carreira sólida

Queridos seguidores, estudantes e amigos. Muitos alunos, durante as aulas, me perguntam sobre quais diferenciais são necessários para construir uma carreira sólida no novo milênio. Perguntas, muitas vezes, que nascem de inseguranças comuns a todos que buscam o primeiro emprego, ou se recolocar no mercado de trabalho. Desse modo, pensei em escrever esse post, com algumas informações que devem esclarecer e ajudar você, que se encontra em uma dessas situações.

1ª Dica – Seja Ético – Uma das características mais valorizadas no mercado atual é a ética. E ser ético, significa agir de forma responsável, altruísta, correta, honesta, de modo que em todas as suas atitudes, das mais corriqueiras, como não jogar lixo no chão, as mais complexas e específicas, como não depreciar o trabalho de um colega para o chefe. Agir de forma honesta com o mundo e as pessoas a seu redor é, sobretudo, uma atitude valorizada nas empresas. Por isso, seja ético.

2ª Dica – Seja dedicado, responsável – Profissionais dedicados, responsáveis são valorizados. Procure dar o máximo de si em suas empreitadas. Não deixe para manhã o que você pode resolver e fazer hoje. Faça do processo de busca pela excelência uma rotina em sua vida profissional, buscando melhorar sempre, de modo que seu esforço repercuta em melhorias no ambiente de trabalho.

3ª Dica – Seja paciente – Pessoas impacientes, ansiosas erram mais e causam mais problemas para as empresas. Procure saber a forma e a hora certa de fazer solicitações e comentários. Quando damos opiniões ou agimos sem pensar, acabamos por sabotar nossos próprios objetivos profissionais. Por isso, procure ser paciente, agindo com cautela e segurança, de modo que suas opiniões esperadas com entusiasmo.

4ª Dica – Aproveite as oportunidades – Muitos alunos, se perguntam sobre a qualidade do ensino que estão fazendo – Será que a faculdade que escolhi é a melhor opção para alavancar minha carreira? Será que o presencial não é melhor que o EAD? Será que a faculdade x não é melhor que a faculdade y? Enfim, são inúmeras questões que orbitam a cabeça do estudante. No entanto, há perguntas mais importantes do que essas - Estou aproveitando o curso como deveria? Quão preocupado estou com o meu desempenho acadêmico? Quão preocupado estou com meu futuro profissional? Estou aproveitando o ensino que os professores estão me oferecendo? Desse modo, mais do que se preocupar com a qualidade do ensino, o estudante, deve se preocupar consigo mesmo, sobretudo, o quanto vêm se dedicando para contribuir para seu futuro.

5ª Dica – Esteja Atualizado – Vivemos em um mundo que está em constante transformação, por isso, manter-se atualizado é questão de sobrevivência no mercado. Assistir palestras, fazer cursos de extensão, Pós-Graduações, Idiomas, devem se um exercício constante na vida de qualquer estudante que pretenda ser competitivo no mercado. Lembre-se, não basta ter um bom currículo, precisa fazer valer as informações contidas nele.

6ª Dica – Pratique o Autoconhecimento. Faça o que gosta. Não há pior sensação do que aquela em que nos pegamos fazendo o que não gostamos. Por isso, ter conhecimento de si, suas aptidões, vocações e prazeres profissionais, são quesitos fundamentais para a pessoa que busca ter sucesso na carreira profissional. Se você tem dificuldade de se conhecer, procure um especialista em treinamento(coaching) e reposicionamento de carreira, pois esses profissionais devem direcionar suas atitudes para que alcance o sucesso desejado.

Desse modo, o sucesso é possível e depende única e exclusivamente de você. Não outro caminho. Quem cresce pulando algumas dessas etapas, com certeza, está sabotando o próprio futuro, pois, em alguma momento será exigido de você os conhecimentos, as atribuições e características. E quando isso acontecer, quando a promoção chegar, aquele que estiver melhor preparado vai levar o cargo, e aquele cuja filosofia era levar vantagens, estará tremendo de medo de descobrirem sua farsa na primeira pergunta da entrevista. Por isso, seja ético, esforçado, dedicado, paciente, sobretudo, faça escolhas conscientes e alinhadas com suas habilidades, pois com certeza não lhe faltaram oportunidades. 

Uma boa inspiração pode ser o filme “A Procura da Felicidade”, com Mill Smith. Assistam o filme e aproveitem a oportunidade.